FUTEBOL FORMAÇÃO / ÉPOCA 2021-2022

Terminou no passado fim de semana a época desportiva 2021/2022, e é chegado o momento de olhar para o trabalho desenvolvido no Futebol de Formação do Grupo Desportivo de Alfarim.

O Diretor da Entidade Formadora, Vítor Cruz, faz o balanço da atividade da corrente época e analisa os frutos do trabalho de preparação de jogadores como atletas e como homens numa perspetiva de integração na sociedade e de crescimento nos diversos escalões de formação, até ao futebol sénior.

O sinal dado pela Equipa Sénior nesta época, ao utilizar 8 atletas provenientes do escalão júnior, é o culminar de três meses de transição, que foram difíceis, num contexto pouco favorável para a integração destes jovens atletas, assumidos com enorme coragem e responsabilidade pela equipa técnica, contribuindo sem dúvida para uma 2ª volta competitiva, normal e com os resultados esperados.

No que diz respeito às equipas da área de formação, e uma época pós pandemia que se refletiu essencialmente no reduzido número de atletas nos escalões de sub-10 e sub-15, os objetivos inicialmente definidos foram cumpridos na íntegra. Com um número recorde de praticantes e uma taxa reduzida no abandono da modalidade, leva-nos a confirmar que o caminho que traçámos, é o correto.

Em 2018, o Clube passou a ter um outro paradigma sobre o Futebol de Formação e aqui, uma palavra para o processo de Certificação como Entidade Formadora e um agradecimento a todos aqueles que fazem parte do mesmo, que veio contribuir para a melhoria do processo, e os frutos começam agora a ser colhidos. Ver as estreias e as oportunidades dadas na equipa sénior, a atletas que têm mais de 10 anos de Clube, deixa-nos felizes, reforça o nosso propósito e dá significado ao investimento do Clube na formação, quer ao nível material quer ao nível de recursos humanos.

Quando em 2018 o Clube se rodeou de recursos humanos em diversas áreas e fortaleceu outras já existentes, onde até à data não faziam parte do dia a dia, tais como Médica, Fisioterapeutas, Nutricionista, Psicólogas, Responsável pelo Acompanhamento Escolar, ações de formação para atletas, staff, encarregados de educação, ou outras que vieram reforçar e sustentar o crescimento esperado, o caminho só poderia ser um, o do sucesso.

Os factos estão à vista de todos, com um número recorde de atletas, principalmente nos escalões de base, pois são estes que vão sustentar o topo da pirâmide, com 166 jogos oficiais realizados em campeonatos organizados pela AF Setúbal, participação em inúmeros torneios através dos nossos escalões mais novos, levou a que a taxa de progressão e evolução dos nossos atletas, tanto desportiva como pessoal, fosse a esperada.

Procurámos aproveitar ao máximo estes contextos de competição, e de treino, para o desenvolvimento contínuo dos jogadores, para que amanhã estejam mais preparados para o patamar seguinte do seu percurso individual, pessoal e desportivo. Ainda fora do campo, o ano escolar a terminará em breve, pelo que fazemos o último esforço para que cada um conclua os seus estudos da melhor maneira.

No mundo de hoje, onde tudo gira muito rápido, não é fácil ser um jovem atleta, numa sociedade que lhes coloca a pressão de ter tudo para ontem. É fundamental para os nossos jovens viverem com tranquilidade, e que possam desfrutar, e quando chegam ao treino, que seja o seu momento.

Nos últimos meses, o assédio a atletas do Grupo Desportivo de Alfarim tem sido uma constante, o que é de certo modo a imagem da sociedade de hoje, onde não se olha a meios para atingir fins…O Clube inclusive já teve oportunidade de marcar a sua posição relativamente a esta situação, pelo que nada mais há a dizer, apenas acrescentar que continuará atento e a fazer com que os seus atletas se sintam bem e que “amanhã” em outras áreas das suas vidas possam pensar e dizer, “…o GD Alfarim ensinou-me e transmitiu-me valores que me fazem ser melhor hoje…”

Como praticamente em tudo nas nossas vidas, as alterações, adaptações e inovações são constantes, pois também diariamente somos confrontados com novos desafios, em que a metodologia aplicada anteriormente já não se enquadra no momento atual. Tendo todos nós esta consciência, importa referir, que o clube dará novo passo, passo esse que tem vindo a ser planeado ao longo destas 4 épocas, e em que as bases estão cimentadas para que possa ser implementado, encerrando um ciclo e iniciando já outro.

Para terminar agradecer à Direção do Clube que faz um investimento constante nas infraestruturas, mas principalmente ao grupo de mais de 60 pessoas que fazem a “engrenagem da máquina” andar, desde os nossos treinadores, diretores, staff médico, logística, transportes, instalações, aos encarregados de educação.

Como é lema deste clube #NOALFARIMTODOSCONTAM!!!