INICIADOS: Balanço da participação no Marítimo Centenário 2018

April 4, 2018

Estivemos à conversa com o técnico da formação de Iniciados, João Encantado, que nos deixou o balanço da participação do Grupo Desportivo de Alfarim na 6ª edição do Torneio Marítimo Centenário 2018.

 

«O balanço de toda esta aventura, que foi a participação na 6ª edição do Torneio Marítimo Centenário, só pode ser positivo. Foi uma grande experiência, com uma responsabilidade enorme, com muita aprendizagem à mistura e com bastante a retirar, para que possamos fazer mais e melhor no futuro.

 

Penso que a imagem que passámos, em nada beliscou o nome do Grupo Desportivo de Alfarim.

 

Decidimos competir com duas equipas e começamos da pior maneira, no que diz respeito à equipa A - G.D. Alfarim, com esta a ficar em último lugar na fase de grupos. Foram diversos os contratempos, como gripe, desconhecimento total dos adversários, grupos fortes, sendo que não estávamos preparados para a agressividade que encontrámos nesta fase de grupos.

 

Aprendemos com os erros e na fase final, com três vitórias consecutivas, a equipa mostrou qualidade e venceu a fase de bronze, terminando num lugar bastante honroso, tendo em conta, que na classificação ficámos somente atrás de equipas como a selecção da Madeira, Marítimo e Nacional.

 

A equipa B - Alfarim_Team, também terminou esta fase de grupos no último lugar, embora tenha conseguido pontuar.

 

Resultados à parte, realçar aquilo que tive oportunidade de ver, em todos os atletas que representaram a equipa Alfarim_Team, muita garra e entrega, numa equipa composta maioritariamente por atletas mais novos, que não estão em competição, e com muito pouco ritmo competitivo.

 

O maior orgulho para o treinador, e foi esta a maior vitória que trouxe da Madeira, é sentir que tudo é posto em campo e nós, equipa técnica, que nos dividimos por ambas as equipas, só podemos estar contentes com todo o esforço e dedicação demonstrado por todos os atletas de ambas as equipas - que afinal de contas são uma só - puseram em campo.

Muitos saíram magoados no final dos primeiros jogos, outros cheios de febre e medicados, e alguns deles chegaram a Lisboa, com mazelas que teremos ainda que recuperar. Por isso, no que diz respeito aos atletas, nada mais lhes poderíamos pedir, no aspecto desportivo.

 

Acho que a maior critica que poderemos fazer a nós próprios, enquanto grupo, é que deveríamos ter sido mais “profissionais” e menos “traquinas”, mas quem não teve a idade deles? Afinal de contas estão na idade de se divertirem e esta era uma viagem única para muitos deles.

 

Gostaria de realçar todo o apoio dado pelos pais que estiveram presentes na Madeira, sempre a apoiar os atletas, dentro e fora de campo, e também aos que não conseguiram estar presentes e que estiveram sempre a torcer por nós, preocupados com o grupo.

 

Agradecer ainda o apoio da Junta de Freguesia do Castelo, Câmara Municipal de Sesimbra e ao Grupo Desportivo de Alfarim.

 

Deixo ainda uma mensagem para a minha equipa técnica que, nos momentos mais duros, estamos sempre juntos e presentes para o que der, e vier. Sem todos vocês, este projecto não teria sido possível. Nunca duvidem que escolho as pessoas que comigo trabalham, porque lhes reconheço valor e competência, e que confio plenamente no vosso trabalho, e que mesmo na minha ausência, sinto que quem me substitui, o faz à altura, e isso foi evidente neste torneio. Para mim são todos importantes, e tenho orgulho no que realizaram.

Obrigado também por todo o trabalho que fizeram no backoffice, nem sempre perceptível. Foram meses de trabalho intenso, para que tudo corresse bem. 

 

Dizer apenas que poderíamos ter feito diferente, poderíamos ter feito melhor em muitos aspectos, contudo foi o maior dos privilégios poder partilhar esta aventura da forma que foi com todos os seus intervenientes.

 

Por fim, realçar todo o apoio que nos foi dado pelos guias, Tiago e Marcelo, que estiveram até ao último dia connosco, mesmo depois de o torneio ter acabado. Foram incansáveis. Obrigado! »

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

PARCEIROS

© 2019 by GD ALFARIM | Online desde 13 de Abril de 2000    

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now